Memorial às vítimas de Covid

sábado, 22 de fevereiro de 2014

HOMENAGEM - Porto Graneleiro de Porto do Mangue pode receber o nome do ex-governador Cortez Pereira

Poderá denominar-se Governador Cortez Pereira o futuro porto graneleiro que deverá ser implantado no litoral do município de Porto do Mangue, região do Vale do Açu.

Sugestão com tal fim foi feita pelo coordenador-geral da organização não-governamental Terra Mar, Flávio Felipe de Souza, “Bocão”, durante a audiência pública em que o projeto foi exposto, realizada dia 15 deste mês, nas dependências do Poder Legislativo municipal portomanguense.

O dirigente declarou que se constitui numa justa homenagem ao ex-governador que, segundo sua avaliação, foi o único governante do RN com visão estadista.

“Cortez Pereira foi o único governador do Estado, nos anos 70, a realizar um completo planejamento estratégico do RN, com um estudo extratificando todas as potencialidades socioeconômicas do Estado”, declarou “Bocão”, ressaltando a personalidade culta do ex-governador.
aldo araujo


ALTO DO RODRIGUES - Três jogos fazem a grande final do Campeonato de Acesso à Copa Alto Folia

Antes do jogo principal que definirá o ganhador do Campeonato de Acesso à Copa Alto Folia de Futsal 2014, acontecerá mais dois jogos. O primeiro é da categoria sub 16 e a equipe Alto do Rodrigues enfrenta Sonic United. Em seguida, por volta das 19h30 entra em quadra duas equipes femininas. A equipe feminina do Alto  contra a equipe feminina de Ponciana.

Depois dessas duas partidas, acontecerá a grande final entre PODE MANGAR DEU x SÓ SE FOR POR TRÁS que definirá campeão e vice. Independente do resultado, as duas equipes já estão classificadas para participar da Copa Alto Folia de Futsal 2014 que terá início no dia 11 de março.

A organização da coordenadoria de esporte fica sob o comando do competente Edenilson Melo e todo o evento esportivo recebe o apoio da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues.

MACAU - Baile da Saudade será hoje à noite com Orquestra Don Cardoso & Seus Metais

A tradicional festa que na semana que antecede o carnaval de Macau acontecerá logo mais a partir da 23h. O Baile da Saudade neste ano será animado por nada mais nada menos do que a Orquestra Don Cardoso  Seus Metais.

A festa será no Lions Clube

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Navison Baracho

Na foto, Navison com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, no RJ
Neste sábado, 22, queremos parabenizar nosso leitor assiduo, Navison Baracho que festeja idade nova  e já recebeu desde as primeiras horas, muitas felicitações. Se tem um jovem que curte a vida, um desses é nosso querido aniversariante. Estudante de Direito, Navison, mas apaixonado por tecnologia, Navison adora as baladas.

Em julho passado, Navison e uma turma de Alto do Rodrigues, teve o privilégio de assistir de perto e aproveitar toda a programação da Jornada Mundial da Juventude.

Já se prepara para o carnaval. Nas baladas? Não! Já está de malas prontas para o Carnaval da Canção Nova. Desejamos toda sorte do mundo para esse jovem de muito futuro.

ESPORTE - Em coletiva, dirigentes de América e ABC pedem paz entre as torcidas

Eliel Tavares, Charles Maia e Rogério Marinho torcem por um clássico de paz, dentro e fora de campo
Com o objetivo de promover a paz entre as torcidas, dirigentes de América e ABC participaram de uma entrevista coletiva, na manhã deste domingo (23), na Arena das Dunas. 

No encontro, o diretor de futebol Alvirrubro, Eliel Tavares, que representou o presidente Gustavo Carvalho, e o vice-presidente administrativo, financeiro e de relações institucionais do ABC, Rogério Marinho declararam que a meta para o jogo é ver o estádio cheio e que as famílias possam participar deste momento histórico, que é o primeiro clássico na Arena das Dunas, na ocasião representada pelo diretor-presidente, Charles Maia.

Para Rogério Marinho, a rivalidade deve se restringir às quatro linhas e, fora dela, os torcedores devem manter uma relação amistosa. "É importante que a torcida esteja presente para ver esse jogo em um palco que está ao nível dos grandes estádios do mundo. A rivalidade que existe entre ABC e América é histórica e vai completar 100 anos no ano que vem. Isso tem oxigenado o futebol do Rio Grande do Norte e o que o coloca entre os três maiores do Nordeste. Essa força se dá por essa rivalidade sadia que deve continuar dentro de campo", declarou.

 Já para Eliel Tavares, as famílias podem comparecer à partida, pois a segurança está garantida. "O América convidou o ABC para se reunir e quer convidar também a torcida para o espetáculo de amanhã. A Arena das Dunas está tomando todas as medidas para o conforto das famílias dentro do estádio e a Polícia Militar está cuidando da parte externa. Não temos dúvidas que teremos um grande espetáculo", finalizou.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Definida mais uma mega atração da festa de emancipação do município


a outra mega atração, também já foi divulgada na semana passada

PENDÊNCIAS- Principais trechos do discurso do prefeito Ivan Padilha na abertura dos trabalhos legislativos


Na abertura dos trabalhos Legislativos, na última terça-feira, o prefeito Ivan Padilha iniciou seu discurso, fazendo um reflexão do passado, disse o que foi feito e apontou para os projetos do futuro, acompanhe os principais trechos

O Passado
Eventos

Prefeito quer transformar Pendências em cidade turistíca

Obras e investimentos

Perda dos royalties

Alternativa

Mensagem Final

PENDÊNCIAS - Presidente da Câmara faz entrega de notebook, mouse e pen-drive para todos os vereadores


Na abertura dos trabalhos do Legislativo, na terça-feira, 18, o presidente da Câmara Municipal de Pendências, vereador Fernando Antonio de Medeiros, aproveitou o espaço dado ao prefeito para fazer a leitura anual e fez um breve relato das ações que realizou no primeiro ano de mandato à frente do Legislativo pendenciense. 

E começou 2014 com todo gás. Entre as ações, destaque para a entrega do kit informática contendo um notebook de última geração, um mouse e um pendrive entregue a cada vereador da Câmara.  ‘‘Faremos mais’’, disse.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ASSU - Ministério Público recomenda a não realização de Eventos Festivos por parte da Prefeitura

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da 1ª Promotoria de Justiça do Assú, considerando o estado de emergência vivido por 160 municípios norte-rio-grandenses em virtude da prolongada seca que castiga a região Nordeste, recomendou que o prefeito do Assú, Ivan Lopes Júnior, se abstenha de gastar os recursos públicos em eventos festivos. A intenção da instituição é que o município invista em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para os cidadãos.

O MP requer que a Prefeitura não realize despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de bufê e montagem de estruturas para eventos, enquanto durar o Decreto de Emergência no qual o município está inserido em razão da seca, e, principalmente, durante o período carnavalesco que se aproxima.

A realização de despesas com festas em pleno estado de emergência configuraria violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.
O Decreto de Emergência tem prazo estabelecido até o dia 19 de março, podendo ainda, ser prorrogado pelo Governo do Estado.

A recomendação do MP foi assinada ontem, 19 de fevereiro, pelo promotor de Justiça Daniel Lobo Olímpio.

PRAZO - Organizadores de Carnavais tem até segunda para apresentar documentação

Os organizadores de Carnaval no Rio Grande do Norte tem prazo até a segunda-feira, 24, para apresentar a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros, sob o risco de interdição do evento em caso de não-cumprimento das exigências estabelecidas. 

A Corporação alerta que os organizadores de eventos devem cumprir o que diz o Parecer Técnico nº 004/10 que estabelece as condições mínimas necessárias à realização de eventos de reunião pública, como o Carnaval, bem como outras providências a serem tomadas indispensáveis à segurança do público.

Os responsáveis pela organização do evento devem comparecer ao SERTEN do CBMRN, para proceder à tramitação da documentação prevista neste parecer técnico e demais que lhes forem solicitadas, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis da data de realização do evento. 

A solicitação da vistoria deve ser feita, no mínimo, com 48 horas de antecedência ao evento ficando a liberação para realização do mesmo sujeita ao estrito cumprimento do projeto aprovado. Essa regra também vale para que deseje utilizar trios elétricos.


OPORTUNIDADE - Justiça Eleitoral seleciona estudantes do ensino médio para estágio remunerado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte realizará, em Pendências, realiza processo seletivo para estudantes do Ensino Médio concorrerem à vaga de estágio. As inscrições estarão abertas de 19 a 25 de fevereiro de 2014.

Somente poderão concorrer às vagas de estágio os alunos do Ensino Médio que estejam regularmente matriculados, no mínimo, no segundo ano, e possuir frequência regular na respectiva instituição de ensino onde estuda.

A previsão do estágio será de 07 (sete) meses (de 01 de abril a 31 de outubro de 2014). Os interessados deverão se dirigir ao Cartório Eleitoral de Pendências, situado a Rua Francisco Rodrigues, S/N, centro, no horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00. 

Os estagiários que forem contratados farão jus a uma bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), acrescida de auxílio transporte no valor de R$ 5,00 (cinco reais) diários, para uma carga horária de 20 horas semanais de trabalho.


ESPORTE - Finalistas do Campeonato de Acesso à Copa Alto Folia de Futsal serão conhecidos hoje

Logo mais a partir das 20h acontecem os dois jogos da semifinal do Campeonato de Acesso à Copa Alto Folia de Futsal 2014. 

Os vencedores dos dois confrontos, fazem a grande final no sábado, 22 e já estarão classificados para a Copa Alto Folia de Futsal que começa dia 11 de março no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra.

1º jogo da noite:
SEU KUKA QUER EU X PODE MANGAR DEU

2º jogo da noite:

SÓ SE FOR POR ATRÁS X SAFADÕES



A entrada custa sabe quanto? Nenhum centavo. O Campeonato de Acesso/Copa Alto Folia de Fustal é promovido pela Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues e coordenado pelo Departamento de Esportes sob o comando do competente professor Edenilson Melo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AOS LEITORES

Queremos pedir desculpas aos nossos leitores e anunciantes pela ausência de notícias, é que o nosso servidor de internet está fora do ar desde ontem à noite e ainda não reestabelecido. Acreditamos que eles possam consertar até o final da tarde de hoje, para que possamos noticiar fatos e fotos.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ESPORTE - Jovem casal apostou em ideia inusitada como prova de amor ao filho e ao ABC

Daniel e Rayanne comemoram  o nascimento de João Mathias que ainda na barriga da mãe virou sócio-torcedor do time potiguar ABC. Foto: Wellington Rocha
O amor por um time de futebol pode levar a diversas façanhas. Não perder – por hipótese nenhuma – os jogos do time do coração, fazer longas viagens para prestigiar as partidas fora de casa, não ter mais onde guardar a extensa coleção de camisas, canecas, escudos e outras lembranças, são apenas alguns dos exemplos de torcedores apaixonados por seus clubes do coração.

Mas imagine tornar o próprio filho um sócio-torcedor ainda na barriga da mãe? A ideia inusitada partiu do abcedista Daniel Gouveia, de 30 anos, que ao descobrir que seria pai não hesitou em fazer a adesão do bebê e com direito à foto. Mas para entender a atitude, no mínimo, inusitada, é importante conhecer a história de amor entre Daniel e o ABC.

Desde cedo, Daniel torcia por um time de fora do Estado, prática comum entre os natalenses, já que os clubes da casa não tinham estádio próprio e era normal optar por times maiores. A partir de 12 anos, ele conta que os tios começaram a levá-lo para jogos do ABC, América e Alecrim, mas foi a primeira ida a um jogo do ABC no Machadão que foi o pontapé para o início de uma relação cercada por momentos marcantes. “Senti um arrepio e muita emoção. Foi ali o começo de tudo e agora estava com duas paixões: o São Paulo e o ABC”.

Daniel virou o tipo de torcedor que faz questão de assistir a todos os jogos, como programação favorita. Mas foi em 2006, na inauguração do estádio do ABC, o Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, que o amor pelo time foi colocado em prática. “Os torcedores fizeram uma campanha para ajudar na construção do estádio e na época ajudei na compra de cimento e adquiri uns quatro sacos. Para mim, que era estagiário, era muito dinheiro, mas sempre busquei a valorização do time potiguar. Em Recife, por exemplo, é uma tradição torcer pelo time da casa e, infelizmente, o que vemos em Natal é o chamado Complexo de Vira-Lata”, disse.

Ainda segundo o abcedista, também em 2006, ele foi fazer um intercâmbio no Canadá por um período de seis meses. E foi lá, numa terra distante, que mais uma vez ele resolveu dar provas da paixão pelo time do coração. “Bati uma foto tirando a neve e apenas com a camisa do ABC, só que a menos dez graus centígrados. Depois postei na página do clube. No Canadá andava quase todos os dias com a camisa do ABC e as pessoas me paravam, perguntavam sobre o time e eu sentia o maior orgulho”, revelou.

Já de volta a Natal, Daniel decidiu que gostaria de ajudar mais o time do coração e resolveu virar sócio-torcedor, fazendo parte do primeiro programa de sócio lançado pelo clube. “Comecei a mudar a cabeça dos meus amigos e incentivar a ida deles para o estádio, para que eles pudessem ver um time potiguar, não importando qual fosse. A proposta foi surtindo efeito e vi que deveria continuar buscando a valorização dos times da casa”.
Como todo torcedor dedicado, Daniel conta que nunca mediu esforços para acompanhar os jogos do seu time. A sua primeira viagem foi para Campina Grande, onde assistiu ABC x Central de Caruaru, pela série C. “Segui um comboio de ônibus e neste jogo tinha mais gente do ABC que as pessoas e a torcida do local. Outro jogo marcante foi o final da série C, em 2010, no Frasqueirão. O jogo foi no domingo bem cedo e fui virado de uma festa, porque não podia perder”.

AMOR EM PRETO E BRANCO
A relação do casal e a paixão pelo time continuou se intensificando e após alguns anos de namoro Rayanne engravidou de João Mathias, nascido na última semana. Foto: Wellington RochaA história de amor entre o casal Daniel Gouveia e Rayanne Isabelly, hoje, esposa, surgiu em pleno carnaval de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Após duas semanas de namoro, o abecedista não hesitou em levar a então namorada para um jogo do ABC, no Frasqueirão, e o resultado foi bem melhor do que esperado. Daniel conquistou o seu grande amor e de quebra, o ABC ganhou uma torcedora fiel. “O ABC ganhou o jogo contra o América e ela adorou “.

Rayanne explica que teve receio de ir ao estádio no início, por temer brigas de torcedores, mas a experiência foi muito positiva. “Desde o começo do namoro ia para o estádio e quando Daniel ia sozinho eu achava ruim”, disse.

A relação do casal e a paixão pelo time continuou se intensificando e após alguns anos de namoro Rayanne engravidou de João Mathias, nascido na última semana. De acordo com Daniel, passada a emoção da descoberta da gravidez da esposa, no final do ano passado ele chegou para Rayanne e propôs que também fosse feita a adesão do filho ainda na barriga ao plano de sócio torcedor do ABC. “Ela gostou da ideia e aprovou na hora. Fui fazer a carteira, perguntei se podia fazer sem foto, mas logo veio a ideia de usar a ultrassonografia de sete meses do João. Mandei o print e foi feita a carteira”, vibrou.

O novo integrante do Mais Querido, ainda estava a caminho, mas foi na festa de lançamento do novo programa de sócio torcedor do ABC, realizada no Arena das Dunas, que o assunto se tornou mais evidente. Ao ver a carteirinha de João Mathias, o conselheiro alvinegro Wilson Cardoso e o presidente Rogério Matinho divulgou a novidade entre os torcedores.

A mãe do pequeno alvinegro deseja que seu filho, tal como o esposo, assista aos jogos do Mais Querido e use bastante a carteirinha de sócio, pensada e feita com muito amor. “Meu filho vai ver todos os jogos e vamos passar para ele a importância da valorização do time da terra. Também quero ver o João entrando com os jogadores do ABC em campo. Vai ser um momento de realização de um sonho”, frisou Rayanne.

PROGRAMA DE FAMÍLIA
Além de promover a valorização do futebol do Rio Grande do Norte, outra bandeira de Daniel como torcedor é e estimular as famílias a prestigiarem os jogos dos times locais. O abecedista também acredita que os torcedores podem ajudar seus clubes fazendo parte de programas com o sócio-torcedor. “Quero muito dar o exemplo de valorização do que é da terra e tornar a ida aos estádios em programas de família. Mas acho que os clubes poderiam oferecer mais atrativos para conquistar o público, como campanhas, apresentações musicais. Esta questão de adesão ao sócio-torcedor também é muito importante, independente se o seu time está bem ou mal, porque você vai ajudar o clube, garantindo a renda e ainda economizando com os jogos. O clube fica mais forte, o futebol mais forte e o RN mais forte”.

TORCIDA ORGANIZADA
Responsáveis por um brilho mais nos estádios devido aos famosos gritos de guerra e uniformização dos torcedores, mas também por serem as grandes responsáveis pela potencialização da violência no futebol, Daniel Gouveia explica que nunca teve o interesse em fazer parte de torcidas organizadas. Para o torcedor, não há a necessidade da existência deste tipo de grupo. “É muito mais bonito quando todos se juntam e cantam o hino, de uma maneira natural. Não acho interessante o que acontece porque se cria uma torcida dentro da torcida. Sei que tem a parte boa, inclusive com campanhas de arrecadação de alimentos, mas sempre tem uns cinco ou seis que contaminam o grupo. Prefiro não fazer parte”, declarou.

PENDÊNCIAS - Presidente da Câmara abre primeira sessão ordinária de 2014


Começa neste momento a primeira sessão ordinária do ano. O presidente da Casa vereador Fernando Antonio abre a sessão e aguarda o pronunciamento do prefeito Ivan Padilha e o Presidente da Câmara Municipal.




MÚSICA - Aviões do Forró grava CD Promocional nesta quarta no Forró no Sítio


FORTALEZA/CE - Grupo incendeia ônibus no bairro Messejana

Três homens atearam fogo em um ônibus da empresa Vega, na madrugada desta terça-feira, 18, no bairro Messejana, em Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar, o coletivo ficou completamente queimado, próximo ao viaduto da Messejana, na BR-116. Ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, um dos envolvidos na ação estava dentro do ônibus que fazia a linha 631- Carlos Albuquerque, quando outros dois homens deram sinal para o coletivo parar. Quando subiram, os dois suspeitos se juntaram ao acusado que estava no coletivo e começaram o incêndio. Os passageiros, motorista e cobrador desceram.

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e o trio fugiu em um carro vermelho, de modelo não identificado pelas testemunhas. Este foi o sexto caso de ônibus incendiado em dois dias. Na última segunda-feira, 17, cinco ônibus foram alvos de ataques na Grande Fortaleza (quatro na Capital - nos bairros Conjunto Ceará, Jardim América e Siqueira - e um em Caucaia, na Região Metropolitana).


Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), após o incêndio do coletivo na Messejana, todos os ônibus que faziam a linha Corujão foram retirados das ruas, na madrugada desta terça-feira, 18. Os coletivos foram para os terminais e permaneceram estacionados até de manhã.

A decisão veio dos diretores das empresas de ônibus, pois os motoristas que operam durante a madrugada estavam com medo de sofrer novos ataques, informou o Sindiônibus. Por enquanto, os corujões voltarão a funcionar normalmente, mas há possibilidade de paralisação, caso ocorra novo ataque.

Além dos ônibus queimados, a sede da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), no Meireles, foi alvejada com tiros, na ultima segunda. Os ataques estão sendo investigados pela Delegacia de Roubos e Furtos, que trabalha com duas linhas de investigação, uma delas é de que a série de atentados foi desencadeada em retaliação ao assassinato de um traficante em uma unidade prisional do Ceará, na madrugada do último domingo, 16.

Serviço
Quem tiver informações sobre os casos, pode procurar a Delegacia de Roubos e Furtos 
Telefone: 3101 1140 / 3101 1141

SAÚDE - ANS anuncia nova suspensão de 111 planos de saúde de 47 operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira (18) a suspensão da venda, por três meses, de 111 planos de saúde, administrados por 47 operadoras. A medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura. A medida vale a partir desta sexta (21).

CORRUPÇÃO - PF busca empresários e ex-prefeitos suspeitos de desvio de verba na Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (18) uma operação para desarticular uma organização criminosa investigada por fraudes em serviços públicos como transporte e saúde em dez cidades da região sudoeste da Bahia. A estimativa é que o grupo tenha desviado cerca de R$ 60 milhões dos cofres públicos. Entre os investigados estão ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-secretários municipais e empresários cujas identidades ainda não foram reveladas.

Os policiais saíram às ruas de Vitória da Conquista, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Encruzilhada, Paramirim, Poções, Planalto, Ribeirão do Largo e Tremedal nas primeiras horas da manhã para cumprir 13 mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão. Um primeiro balanço das diligências vai ser feito pelo chefe da Delegacia da PF em Vitória da Conquista, delegado Rodrigo Kolbe.

Em nota, a PF informou que a Operação Grafaloon é resultado da apuração de vários inquéritos policiais instaurados desde 2009, a partir de relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre desvio e apropriação indevida de verbas públicas federais. Em 2013, a PF e o Ministério Público Federal (MPF) constataram que vários inquéritos apontavam para o mesmo grupo criminoso. 

O esquema funcionava da seguinte forma: um grupo de empresários se associava a prefeitos das dez cidades já citadas, além dos de Anagé e Caraíbas para, por meio da simulação de licitações e contratação de empresas de fachada, desviar verbas públicas federais das áreas da saúde, educação e transporte.

O nome da operação é uma alusão a uma lenda norueguesa a respeito de uma criatura dotada de tentáculos que destrói e mata aqueles que aparecem no caminho, acumulando sobre si uma camada de cadáveres que o protege. De acordo com a PF, a quadrilha investigada operava da mesma forma, ampliando a cada ano a atuação e os valores desviados dos cofres públicos.

A PF já antecipou que os investigados serão indiciados pelos crimes de fraude em licitações, desvio de verba pública, formação de quadrilha. Se condenados, podem ser penalizados com até 46 anos de prisão.

ESPORTE - Assista a entrevista coletiva de Alexandre Pato no São Paulo Futebol Clube

PENDÊNCIAS - Prefeito Ivan Padilha vai à Câmara Municipal abrir os trabalhos legislativos

Logo mais às 20h, terá início o ano legislativo da Câmara Municipal e o prefeito Ivan Padilha confirmou sua presença para mostrar o que foi feito em 2013 e apresentar as metas para este ano. 

O presidente da Câmara Municipal vereador Fernando Antonio também fará seu pronunciamento e, convida a todos para se fazerem presente ao plenário da Câmara Municipal para assistir a primeira sessão com os pronunciamentos do presidente da Casa e do prefeito Ivan Padilha.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Evandro Santos


Queremos parabenizar nesta terça-feira, o músico Evandro Santos, que festeja mais um ano de vida. Evandro começa um novo projeto musical, sua própria banda "Swingue de Boa" que, inclusive, animará os foliões às margens do rio no Alto do Rodrigues/RN

TRÂNSITO - Autoescolas participam de debate na Câmara contra uso de simuladores

Neste momento, representantes de autoescolas estão reunidos  na Câmara dos Deputados, para debater o uso de simuladores em aulas de direção. 

As empresas do setor defendem a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 1263/13, que revogam a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o uso de simuladores de direção nas aulas. No  último dia 11, o Plenário da Câmara aprovou a urgência para análise do projeto.

Em protesto na semana passada, os donos de autoescolas estacionaram seus carros nas proximidades do Congresso. Eles afirmam que o simulador é caro – custa de R$ 30 mil a R$ 40 mil – e não traria grandes benefícios para os alunos. Por conta das reclamações, o Contran anunciou que vai exigir simuladores a partir de julho.

BRASIL - Henrique Alves recebe fotógrafos e cinegrafistas em audiência hoje

Entidades de defesa dos interesses dos jornalistas têm reunião agendada hoje, às 12 horas, com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Eles vão pedir agilidade na tramitação da proposta que cria condições especiais de trabalho e de aposentadoria para fotógrafos, repórteres cinematográficos, cinematografistas, auxiliares e outros trabalhadores contratados por empresas de comunicação que precisem se deslocar carregando equipamentos ou mantê-los sobre os ombros.

O Projeto de Lei (PL) 6781/10, do deputado Marco Maia (PT-RS), estabelece o pagamento de adicional no valor de 50% por hora ou fração superior a 15 minutos trabalhados. Pela proposta, esses profissionais também teriam direito a aposentadoria após 30 anos de serviços prestados e a uma folga semanal a cada 14 dias, desde que tenham realizado nesse período pelo menos um trabalho externo.

A reunião acontece uma semana depois que o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade morreu após ser atingido na cabeça por um rojão, quando registrava uma manifestação na última quinta-feira (6), no Rio de Janeiro.



ESTADO - Governadora faz leitura da mensagem anual ao Legislativo

A governadora Rosalba Ciarlini leu, na tarde desta segunda-feira (17) sua mensagem anual, no Plenário da Assembleia Legislativa. 

A gestora fez uma prestação de contas dos últimos três anos e apresentou projetos para 2014, último ano de seu mandato. Na ocasião, Rosalba afirmou que sua gestão passou por dificuldades, mas destacou a atuação de sua equipe de secretários e auxiliares. “Se não fosse a contribuição de tantos, talvez não tivéssemos conseguido fazer o que fizemos. E muito fizemos, muito há de ser feito, e muito ainda faremos”, declarou.

Transparência, austeridade e honestidade foram as palavras usadas pela governadora para definir sua gestão. Rosalba falou sobre as crises vividas em governos anteriores, afirmando que as de credibilidade eram os mais graves. “Resgatar a autoestima do povo potiguar, que muito sofreu por abandono, por descaso e por desinteresse. Ainda encontramos ecos desse período, que se traduziram na falta de credibilidade em muitos projetos que abraçamos, defendemos e realizamos”, afirmou Rosalba.

A Copa do Mundo foi um dos destaques da mensagem da governadora. Rosalba disse que o evento dará possibilidade ao Estado de acessar investimentos em infraestrutura urbana e de mobilidade, de saneamento, de turismo e de segurança. “Recursos para sanear 100% Natal já estão assegurados e as obras iniciadas; a construção do Museu da Rampa; reformar e ampliar o Centro de Convenções, retomar as obras do Pro Transporte, paradas desde 2007, reurbanizar a avenida Engenheiro Roberto Feire e concluir o prolongamento da Prudente de Morais – esses são legados palpáveis da Copa”, disse.

A governadora falou, ainda, das parcerias durante os últimos três anos. “Para encontrar novas soluções, nunca estivemos sozinhos. Tivemos muita colaboração, muita parceria. Especialmente desta Assembleia Legislativa, que nunca faltou ao Governo do Rio Grande do Norte; todos os projetos que encaminhamos foram aprovados, após discussão séria e comprometida, para o bem de nosso Estado. Encontramos também acolhida na bancada federal. Nunca nenhum parlamentar nos faltou. A todos, desde já, como sempre fiz, destaco nosso reconhecimento e gratidão”, afirmou.

No meio de sua mensagem, a governadora apresentou um vídeo institucional de 12 minutos, com ações administrativas nas áreas de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Infraestrutura, Segurança e mobilidade urbana.

PROJETOS PARA 2014

SAÚDE:
Segundo Rosalba, foi iniciada a reforma em 12 unidades hospitalares, abertos 115 leitos, dos quais 45 são de UTI. Em 30 dias, deverão ser mais 60 leitos, sendo 30 de UTI, de acordo com a governadora. Até o final de 2014, mais 128 de clínica médica. Rosalba disse que foram feitos mutirões de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas.
“Reestabelecemos os transplantes de órgãos, com destaque no Nordeste. Abrimos o Hospital da Mulher, em Mossoró, cujo atendimento em obstetrícia estava comprometido, obrigando mulheres da região Oeste do Estado a dar à luz em Russas, no Ceará. Convocamos mais de mil novos profissionais de saúde (médicos, técnicos, auxiliares) para recompor equipes, aumentar efetivo e prestar novos serviços”, declarou Rosalba.

EDUCAÇÃO
A governadora disse que para o professor, foi implantado o Piso Nacional, ainda em 2011, com preservação da estrutura de sua carreira. “Isso resultou, durante nosso governo, em 91,5% de aumento salarial em três anos. Também trabalhamos para resgatar a progressão na carreira, há muitos anos abandonada, negada e negligenciada por outros governos. Mais de 3 mil professores puderam, então, requerer – e tiveram garantida – sua aposentadoria. Após dez anos, fizemos em 2011 um concurso público e já convocamos 3.900 professores efetivos, deixando os professores temporários exata e tão somente para as situações excepcionais”, afirmou.

Para o aluno, além da garantia do material didático, Rosalba disse que houve investimento na compra de ônibus, para transportá-los com segurança e dignidade. “E estamos garantindo e garantiremos, de toda a maneira, que o calendário escolar seja cumprido, garantindo-lhe seu direito inalienável de ter aula, de ter educação”, disse. A governadora afirmou também que, no ranking nacional, o RN passou para o 15º lugar, empatado com o Ceará e à frente de Pernambuco. “Tudo comprova que a educação pública no Rio Grande do Norte deu um salto de qualidade nos últimos três anos”, afirmou.

SEGURANÇA
No âmbito da Segurança Pública, a governadora disse que o Estado aderiu ao Programa “crack, é possível vencer”, ampliou o PROERD, levando-o para o interior, e criou o RN VIDA, trabalho de prevenção com a juventude. “Conseguimos antecipar a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa Brasil Mais Seguro do Ministério da Justiça; esse programa apoia os Estados com recursos financeiros e logísticos”, afirmou.

A governadora ainda falou sobre a recuperação da remuneração dos Policiais e Bombeiros Militares, além da compra de material de trabalho para esses profissionais. “Implantamos o novo CIOSP e vamos instalar mais de 300 câmeras de segurança. A ação policial será mais rápida e efetiva. Além disso, estamos num profundo trabalho de restauração física e funcional do ITEP, de modo a que ele possa prestar com mais eficiência os trabalhos de perícia e apoio às investigações policiais. Também para que possa fazer, com mais agilidade e comodidade, a identificação civil”, declarou.

SECA
“Uma de nossas primeiras providências foi criar um comitê, que realmente trabalha, composto por representantes dos três níveis de governo, da sociedade civil, das igrejas e de técnicos para sugerir e acompanhar ações. E realizamos juntos”, disse a governadora sobre as providências para combater os efeitos da seca no Estado. Rosalba falou, ainda, sobre a Barragem de Oiticica, sonho antigo dos seridoenses.

“Tivemos de refazer algumas partes, defender sua viabilidade e necessidade e demonstrar que os erros foram corrigidos. Agora é uma realidade, a obra iniciou e será concluída. Além de Oiticica, nosso plano de barragens inclui, também, a barragem de Umarizeira, em Umarizal, já licitada; Poço de Varas, em São Miguel; Açude Pedra Branca, em Angicos; Alívio, em Lages; São Vicente, em Fernando Pedroza; e Bujari, em Nova Cruz, projetos apresentados e aguardando recursos do Governo Federal para início”, afirmou.
Revista às tropas

A solenidade de instalação da quarta e última Sessão Legislativa da 60ª Legislatura foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), com a revista à tropa da Polícia Militar, perfilada em frente à sede do Legislativo.



A tropa, formada por policiais do Batalhão de Operações Especiais, Companhia de Coque, Polícia Ambiental, Banda de Música e Guarda de Honra, foi apresentada pelo capitão PM Ltwak.  Em seguida, os policiais desfilaram ao som da banda de Música da Polícia Militar.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ESTADO - Governadora presta contas e anuncia projetos para 2014 em mensagem lida na Assembleia Legislativa

A Governadora Rosalba Ciarlini encerrou, há poucos minutos, a leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa. Rosalba fez um discurso resumindo as principais ações e projetos do Governo em 2013 e anunciou projetos para 2014. Em anexo, a íntegra do discurso da Governadora.  A partir das 19h estará disponível no site www.rn.gov.br um arquivo em PDF da íntegra da Mensagem de 2014.


ESTADO - Abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta tarde de segunda-feira, 17

Abertura dos trabalhos Legislativos da Assembleia Legislativa


GESTÃO - RN está fora da lista do rombo fiscal

Dados recém-apurados mostram que, em metade dos Estados e no Distrito Federal, as receitas de 2013 foram insuficientes para cobrir os gastos com pessoal, custeio administrativo e investimentos.

A incidência de contas no vermelho cresce de forma inédita desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi aprovada, em 2000, com o objetivo principal de disciplinar as finanças estaduais.

Da atual safra de governadores, só 2 haviam terminado o primeiro ano do atual mandato com deficit fiscal; o número saltou para 8 em 2012 e 14 em 2013, segundo levantamento feito pela Folha.A rápida deterioração resulta de uma estratégia adotada nos últimos dois anos pelo governo Dilma Rousseff para elevar os investimentos em infraestrutura.

A União autorizou os Estados a ampliar seu endividamento para financiar obras em transporte, saneamento, urbanismo e habitação –e o BNDES, banco federal de fomento, elevou o crédito para os governos regionais. Os investimentos, de fato, cresceram: em valores aproximados (ainda não há números fechados para todos os Estados), de R$ 36 bilhões, em 2011, para R$ 55 bilhões no ano passado.

PATU - Duplo homicidio. Radialista Carlos Dias e Nilson da Sucata foram mortos no final desta manhã

Por volta das 12h40min desta segunda-feira (17), ocorreu um duplo homicídio nesta cidade de Patu. O fato ocorreu na rua Alfredo Fernandes, no bairro da estação, bem em frente a Praça do Povo (antiga estação ferroviária). As vítimas foram as pessoas conhecidas por "Nilson da Sucata" e o radialista Carlos Dias, funcionário da CAERN, natural de Lucrécia. 

Segundo informações de populares, Nilson e Carlos Dias trafegavam pela rua Alfredo Fernandes em direção ao centro da cidade em um veículo tipo celta de cor azul, quando elementos se aproximaram em outro veículo e abriram fogo contra o celta conduzido por Nilson da Sucata. As vítimas foram atingidas por vários tiros de pistolas calibres 9 milímetros e 380, morrendo ambos no local. 

Nilson era proprietário de uma sucata localizada nas proximidades onde ocorreu o fato e Carlos Dias era funcionário da CAERN, prestava serviços na estação da adutora Arnóbrio Abreu em Patu e era também radialista, bastante conhecido em Patu e na região. 
patunews

 

MACAU - Prefeitura divulgará programação oficial do carnaval nesta terça-feira


ANIVERSARIANTE DO DIA: Vice-prefeita e Presidente do PSB estadual Wilma de Faria

Presidente do PSB/RN, a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, aniversaria hoje, 17 de fevereiro. 

Amigos da vice-prefeita de Natal estão organizando um café-da-manhã na zona Norte da capital e um almoço na zona Sul.

Pela manhã, o evento, aberto, acontecerá a partir das 7h30 na Monte Pizzaria (Avenida João Medeiros Filho, em frente ao Complexo Cultural da ZN), com benção do Padre Francisco (da Igreja Dom Bosco). 

Já a partir das 12h, acontecerá almoço de adesão (ao valor de R$ 50) no Versailles Recepções, no bairro de Cidade Jardim

domingo, 16 de fevereiro de 2014

MACAU - Baile da Saudade esse ano será com nada mais nada menos do que Orquestra Dom Cardoso

O colunista "top de linha" Paulo Macedo ao lado de Don Cardoso e toda os demais músicos da orquestra
No próximo sábado, 22, em Macau, o tradicional Baile da Saudade terá a animação de uma das melhores orquestras do estado Don Cardoso e Seus Metais.

No estrada do sucesso da música há mais de 30 anos, Don Cardoso é uma das orquestras que toca todos os ritmos e de todas as épocas. A produção musical é da competente Conceição.

Ontem, a Orquestra Don Cardoso e Seus Metais, animou a tradicional XI Feijoada da Amizade badalado colunista social Carlos Magno, oferecida  pela Felicitá Recepções, em Natal/RN

Então, tá marcado. No sábado, 22, seu destino é o Baile da Saudade com Don Cardoso e Seus Metais.

Don Cardoso, Manuelito, o colunista Carlos Magno e a cantora Juciara

ECONOMIA - Prestigie nossos parceiros


ECONOMIA - Alto Cartuchos nosso parceiro


ALTO DO RODRIGUES - Edcity, atração do bloco Alto Astral animará multidão na cidade de Macau

Depois da escolha do Rei e Rainha do Carnaval de Macau, a atração do bloco Alto Astral, Edcity, fará um verdadeiro arrastão pelas ruas de Macau.

Então, está sem programação? Junte sua turma e vá curtir o ensaio do bloco Alto Astral com Edcity, em Macau.

Lembrando que além da grande atração do sábado, o bloco sai na avenida na Sexta de Alto Folia com nada mais, nada menos do que a Banda que arrasta multidões: Grafith

CARNAUBAIS - Pit-stop do 2º Carnaubais Fest ta bombando


ESPORTE - América perde para o CRB e terá que reverter vantagem no jogo de volta

Uma noite para ser esquecida para o América. No Rei Pelé, o time rubro levou dois gols, viu o juiz marcar um pênalti duvidoso e ainda expulsar dois jogadores. Com isso, a situação para o jogo da volta, contra o CRB, na Arena das Dunas, fica bastante complicada. O time rubro terá que vencer por 3 gols de diferença para garantir vaga para semifinal da competição. Os gols do Galo da Pajuçara foram marcados por Denílson e Marcelo Maciel. A partida da volta está marcado para o dia 27 de fevereiro, em Natal.

Jogando dentro dos seus domínios e com toda torcida a seu favor, já que o Ministério Público de Alagoas recomendou jogo de torcida única, o CRB começou a partida buscando os espaços e tentando chegar na área do goleiro Andrey. Mesmo assim, foi do América a primeira chance real de gol. Aos 11 minutos Fabinho chutou forte e a bola assustou o goleiro Júlio César.

O jogo estava equilibrado, mas o time rubro tomou o primeiro baque aos 29 minutos quando o juiz pernambucano Cláudio Mercante expulsou o volante Val. Com isso, o CRB cresceu na partida e tentou se aproveitar da vantagem de ter um homem a mais. Apesar disso o América assustou aos 47 minutos com Raí que chutou forte e mandou a bola na trave.

No segundo tempo o CRB voltou com o objetivo de chegar ao gol na pressão em cima do América. Aos 5 minutos, Denílson aproveitou bom passe e chutou forte, mas o goleiro Andrey fez a defesa.  O Galo passou a gostar da partida e criou boas oportunidades. Até que aos 21 minutos, o América levou o segundo baque quando o juiz viu Walber fazer falta em Gleidson e marcou pênalti. Mesmo duvidoso, Denílson aproveitou a chance a abriu o placar no Rei Pelé.

Aproveitando a boa sorte da noite o CRB chegou aos segundo gol aos 28 minutos. Denílson recebeu bom passe, tirou da zaga e chutou forte sem defesa para o goleiro Andrey. O América voltou a ter  mais problemas quando aos 30 minutos  Adalberto fez falta em Marcelo Maciel e Cláudio Mercante deu cartão vermelho direto ao zagueiro rubro. Com 9 jogadores em campo, o América passou a fazer uma partida onde apenas se defendia e, com isso, evitou levar o terceiro gol e o jogo terminou mesmo 2 a 0 para os donos da casa.


Ficha Técnica

COPA DO NORDESTE
CRB-AL 2 x 0 AMÉRICA-RN
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió/AL
Data: 15 de fevereiro de 2014
Horário: 18h30
Árbitro: Cláudio Mercante Júnior (PE)
Assistente: Clóvis Amaral da Silva e Elan Vieira de Souza, ambos de PE
Cartões amarelos: Olívio, Rodrigão (CRB); Val, Cléber, Wálber, Adriano Pardal (América)
Cartões vermelhos: Val, Adalberto (América)
Gols: Denilson (24'/2T) e Marcelo Maciel (28'/2T)

CRB-AL
Júlio César; Diego Aragão, Rodrigão (Audálio), Marcus Vinicius e Gleidson; Olívio, Johnnattan e Válber (Geovani); Tozin (Marcelo Maciel), Igor e Denilson.
Técnico: Roberval Davino

AMÉRICA-RN
Andrey; Cléber, Edson Rocha e Adalberto; Wálber (Judson), Val, Fabinho, Rubinho (Régis Potiguar) e Raí; Alfredo (Jean Cléber) e Adriano Pardal.
Técnico: Leandro Sena