Memorial às vítimas de Covid

domingo, 27 de julho de 2014

OPORTUNIDADE - Mercado para nossos Engenheiros de Energia na própria região.

Os engenheiros de energia egressos da UFERSA, a primeira universidade federal do Norte/Nordeste e a segunda do país na instalação do curso de graduação em Engenharia de Energia, têm uma ótima oportunidade para a colocação no mercado de trabalho.

Trata-se de amplo investimento do vizinho Estado de Pernambuco em energia solar.Otimista com o resultado do primeiro leilão exclusivo à compra de energia solar, realizado no final de 2013, o Estado espera formar um polo de produção de equipamentos voltados à geração solar, a exemplo do que ocorreu com a energia eólica.

Apesar do Estado não dispor dos melhores ventos para geração de energia, o Complexo Industrial e Portuário de Suape atraiu, desde 2008, fabricantes importantes do setor eólico, como a argentina Impsa (aerogeradores), a espanhola Gestam (torres) e a dinamarquesa LM Windpower (pás). Assim, Pernambuco deseja exatamente fechar esse ciclo também com energia solar. O Nordeste tem uma incidência solar especial e nós desperdiçamos toda essa energia. A forma de darmos o passo para construir a presença da energia solar com expressão na matriz energética brasileira é investir em desenvolvimento tecnológico, o que Pernambuco já tem feito em outros setores da Economia, como na área de Tecnologia da Informação com o Porto Digital.

O leilão resultou na contratação de 122 MW de energia solar, ao preço de R$ 228,63 por MWh. Os projetos vencedores prevêem a construção de seis parques de geração solar, a maioria no interior de Pernambuco, o que demandará investimentos de R$ 597 milhões. O prazo para o início da geração de energia é de 18 meses e os parques serão erguidos nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Tacaratu (2), Flores, Cabo de Santo Agostinho e Joaquim Nabuco.

Para garantir a demanda, o governo vai bancar, via isenção de ICMS, a diferença entre o preço que será cobrado pela energia solar e os preços correntes da energia no mercado de curto prazo. Segundo informações do governo estadual, saíram vencedoras do leilão as empresas Sowitec (Alemanha), Enel Greenpower (Itália), Kroma (Brasil), Cone (Brasil) e Sun Premier (China/Espanha).

Nenhum comentário: