Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 3 de setembro de 2013

TECNOLOGIA - Nova turbina eólica pode produzir até 600% mais energia do que as tradicionais

Crédito: SheerwindA empresa norte-americana SheerWind, especializada no ramo de energia eólica, lançou uma turbina em formato de túnel que promete produzir até 600% mais energia do que as tradicionais. Após realizar vários testes, a SheerWind descreveu que a Invelox “supera significativamente a turbina tradicional e poderia reduzir os custos de instalação para menos de US$ 750 por KW”.

De acordo com as informações da empresa, o novo sistema de energia funciona por meio da captura de brisas do nível do solo, que são canalizadas através de uma passagem que vai se afinando e acelera naturalmente o fluxo do vento. Segundo os dados divulgados, a turbina pode operar em velocidades de vento tão baixas quanto 1,6 km/h.

O presidente da SheerWind, Dr. Daryoush Allaei, afirmou que a superioridade na performance sobre as turbinas eólicas tradicionais e a competitividade com gás natural e a energia hidrelétrica atrai o interesse das empresas, entidades governamentais e especialistas da indústria. “Nossa capacidade de operar com eficiência e eficácia em áreas não consideradas viáveis com a energia eólica tradicional e com o baixo custo de 10 dólares por MWh, faz da SheerWind um verdadeiro divisor de águas na geração de energia elétrica”, destacou o CEO.

Sendo 50% menor do que as torres eólicas tradicionais, a Invelox utiliza uma turbina terrestre com lâminas que são 84% menores. Como menos são necessários menos geradores, os custos dos equipamentos e manutenção são mais baixos. Mais a saída de energia é maior. A empresa destaca ainda que seu novo produto é adequado tanto para o uso em grandes fazendas eólicas ou para as de microgeração. “Ela produzirá energia de forma eficaz, a velocidades de vento muito mais baixas do que os sistemas atuais, o que significa que terá um maior alcance geográfico de uso”, destaca a Sheerwind.


Nenhum comentário: