Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

G1RN: Natal tem setembro mais chuvoso desde 1910, aponta Emparn

A estação climatológica que monitora as chuvas em Natal registrou um recorde nesta quarta-feira (4). Desde 1910, quando foi iniciado o monitoramento das precipitações na capital, nunca choveu tanto no mês de setembro. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um acumulado de 124,6 milímetros no período de 24 horas, entre as 9h desta terça (3) e quarta. Antes dessa chuva, a maior precipitação havia ocorrido em 2 de setembro de 1974, quando choveram 89,3 milímetros na capital potiguar.

A Emparn informa que as chuvas se concentraram na madrugada, com os maiores índices registrados entre 1h e 3h desta quarta. Já choveu mais do que o dobro da média mensal esperada para setembro. Enquanto a média do mês fica em 54,7 milímetros, em apenas quatro dias as precipitações acumularam 132,8 milímetros.



A chuva forte é explica pelas temperatura mais alta do que o normal nas águas do Oceano Atlântico, próximo do litoral Leste do Nordeste. Esse fator, associado à presença de uma frente fria sobre o Sul da Bahia e à presença do fenômeno La Niña (água mais fria do que o normal no oceano Pacífico), favoreceram a formação de chuvas intensas no litoral Leste da região nordestina.

Outra chuva que chamou a atenção aconteceu no município de Senador Georgino Avelino, onde choveram 216,6 milímetros nas últimas 24 horas. De acordo com a Emparn, boas chuvas também foram registradas na região do Agreste e Borborema Potiguar, influenciadas pelo vento de sudeste.

Para as próximas horas desta quarta, as instabilidades que provocaram as fortes chuvas no litoral se deslocarão para o interior, perdendo força. Com isso  o tempo continuará parcialmente nublado com ocorrência de chuvas isoladas sobre a faixa leste. No interior, pancadas de chuvas deverão ocorrer nas regiões do Agreste e Seridó.

Nenhum comentário: